Sobre ski

3 princípios de ensino

Em todas as classes de ski/snowboard, os nossos instrutores aplicarão as 3 regras básicas que norteiam o processo de ensino recreativo de desportos de ar livre: Segurança, Diversão, Aprendizagem.

O processo de aprendizagem e evolução na prática do ski/snowboard depende em grande medida das capacidades físicas e de coordenação, habilidades técnicas, motivação e perseverança de cada aluno. Os instrutores de Snow Life estarão lá com as ferramentas adequadas para ajudar a garantir a melhoria das habilidades do aluno e os níveis de motivação.

Níveis de ski e de dificuldade das pistas

Em Espanha consideramos 4 cores para classificar a dificuldade das pistas: verde = fácil; azul = intermédio; vermelho = difícil; preto = muito difícil; e 5 níveis de desempenho de esqui: A (primeira ou segunda vez); B (consegue efetuar curvas em cunha em todas as pistas verdes); C (consegue efetuar curvas em paralelo básico em pistas azuis); D (esquia em paralelo em todas as pistas); E (competição).

Por favor refira especifica e exatamente o nível de esqui do aluno ao reservar uma classe.

Preparação

O aluno necessitará o forfait ou passe diário de esquiador (de meio-dia se após as 13h00), a adquirir nos guichets ('Taquillas') situados na Plaza Andaluzia, Pradollano (abertura às 8h00). Em dias movimentados (fins-semana, feriados e férias) aconselhamos a compra do forfait e recolha do material de ski/snowboard de aluguer na tarde anterior às classes.

Com o teu passe e material, entra numa das duas telecabinas (abrem às 9h00, cada uma demorando entre 12 a 15 minutes para chegar a Borreguiles, sem contar com eventual tempo de espera em filas) para chegar cedo ao ponto de encontro/Borreguiles (com tempo para um café ou aquecimento em pistas), antes que se formem filas nas telecabinas e telecadeiras.

Recolha de equipamento: Snow Life tem um acordo com a loja Custom Aventura que te garante um desconto imediato de 10% no aluguer de ski/snowboard. Eles são muito profissionais e garantem a melhor assistência. A loja Custom Aventura está situada (ver foto no final) na Plaza Andaluzia, nº 8 do edifício Enebro (frente à farmácia, a 25 metros dos guichets dos passes e a 30 segundos da telecabina Al Andaluz), e abre das 08h30 às 20h30. Os preços (ver quadros no final) vão desde 26€ (ski completo) ou 18€ (snowboard e ski criança).

Se não podes recolher o equipamento no dia anterior, deverás fazê-lo logo pela manhã às 8:30 (hora de abertura da loja), no dia da classe. Desta forma, poderás estar pronto às 9h00 (os sapatos ficam na loja) e tomar a telecabina diretamente às 9h00.

Equipamento ski: botas, esquis, bastões (normalmente não necessários para crianças de menos de 7 anos, se é a sua primeira vez) e capacete. O uso de capacete para crianças em classe é obrigatório; em caso de menores de 18 anos, é totalmente aconselhável e, mesmo para adultos, é absolutamente recomendável (para adultos principiantes o uso de capacete durante a primeira hora pode parecer dispensável pois começamos em pistas quase planas mas, ao progredir para as telecadeiras, o que pode suceder na 2ª ou 3ª hora, sentir-se-ão muito mais seguros) — o perigo não é o das próprias quedas mas sim que alguém venha chocar contra nós. Também recomendamos o uso de coletes de proteção de costas.

Equipamento snowboard: botas, prancha de snowboard e capacete (obrigatório) — o maior perigo para os snowboarders são as quedas de costas. Também recomendamos o uso de proteções de pulsos (os mesmos que para patins em linha).

A levar para pistas: levar o equipamento pessoal; levar pequena mochila com pequena garrafa de água ou bebida açucarada, um chocolate ou bolachas ou barra energética ou fruta (não subir a pistas sem tomar o pequeno-almoço ou fica sujeito a quebras de tensão). Não esquecer roupa apropriada (várias camadas), luvas, capacete, proteção solar (óculos e creme).

Respeitar a proteção solar dos olhos com óculos apropriados (mínimo categoria 3N, lentes UV400), e creme solar para a cara (FP 30 a 50); também a proteção apropriada contra o frio para o pescoço (buff), luvas, e camadas interiores apropriadas.

Preparação física: idealmente terás começado a preparação física alguns meses antes, de forma a não sentir o cansaço de grupos musculares específicos logo no início da prática. Para esquiadores, a maioria dos exercícios de potência usando a coxas são uteis (agachamentos, bicicleta), tal como de endurance e flexibilidade. Para snowboarders, trabalhar os músculos dos gémeos e também o endurance e a flexibilidade.

Em pistas tentar sempre executar alguns exercícios de aquecimento como rotações (de pescoço, cintura, joelhos - para esquiadores; pescoço, ombros, cotovelos, pulsos, cintura e joelhos - para snowboarders) antes das classes; depois, iniciar a prática de ski/snowboard de forma suave e progressiva.

Chegar ao ponto de encontro

O ponto de encontro é sempre em pistas (exceto se combinado de forma diferente), em Borreguiles, imediatamente à direita da saída da telecabina Al Andaluz. Se solicitado enviaremos foto deste ponto bem como do fato do instrutor.

Caso subas a pistas na telecabina Borreguiles (de Pradollano a Borreguiles), ao sair desta telecabina terás que subir os 2 lanços de escadas rolantes até sair do edifício para a esplanada de Borreguiles; cruzar o terraço até ao edifício em frente (a 25 metros), onde chega a telecabina Al Andaluz.

Aprender as 10 regras FIS

As 10 regras de ski alpino da Fédéracion Internacional de Ski’ aplicam-se ao comportamento de esquiadores/snowborders em todas as pistas pelo mundo.

1. Respeito pelos outros: Um esquiador ou snowboarder deve comportar-se de tal forma a não prejudicar ou colocar outros em perigo.

2. Controle de velocidade do esquiador ou snowboarder: Um esquiador ou snowboarder deve mover-se controladamente. Deve adaptar a sua velocidade e forma de deslizar às suas próprias habilidades e às condições prevalecentes do terreno, neve, visibilidade e densidade de tráfego.

3. Escolha da rota: Um esquiador ou snowboarder vindo desde trás deve escolher a sua rota de forma a não colocar em perigo os esquiadores e snowboarders à sua frente.

4. Ultrapassagem: Um esquiador ou snowboarder pode ultrapassar outro esquiador ou snowboarder que esteja a baixo, para a esquerda ou para a direita, desde que deixe espaço suficiente para que o praticante a ultrapassar realize qualquer movimento voluntário ou involuntário.

5. Entrada em pista, início e movimentos para cima: Um esquiador ou snowboarder que entre numa pista marcada, que reinicie a descida após uma paragem, ou que se mova em pista no sentido ascendente, deve olhar para cima e para baixo da pista para assegurar-se que pode realizar o seu movimento sem se colocar a si próprio ou a outros em perigo.

6. Paragem em pista: A não ser que absolutamente necessário, um esquiador ou snowboarder deve evitar parar em pista em locais de passagem estreitos ou onde a visibilidade seja restrita. Depois de uma queda num local destas características, um esquiador ou snowboarder deve mover-se para fora desse local o mais brevemente possível.

7. Subir e descer a pé: Um esquiador ou snowboarder a subir ou descer a pé pelas pistas deve manter-se nos limites laterais da pista.

8. Respeito pelos sinais e marcações: Um esquiador ou snowboarder deve respeitar todos os sinais e marcações das pistas e pisteiros.

9. Assistência: Em caso de acidente, todo o esquiador ou snowboarder tem o dever de prestar assistência.

10. Identificação: Todo o esquiador ou snowboarder e testemunhas, sejam os causantes ou não de um acidente, devem intercambiar nomes, moradas e contactos após um acidente.

Preços de aluguer


Com Custom Aventura: Plaza Andaluzia, nº 8 do edifício Enebro, Pradollano, Sierra Nevada